Clube de Xadrez On-Line - Produtos

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Viagem pra Argentina - Grande Aberto Pro Am - 2010 - 5ª e 6ª rodadas

Torneios na Argentina (2ª Parte):

Primeiramente quero dizer que ontem fiquei sem internet, pois pego um sinal de Wi-Fi aqui perto e este sinal ficou fora do ar ontem quase que o dia todo, portanto agora que estou podendo colocar estes posts!

Sobre a 5ª rodada: No dia 18/10/2010 joguei de negras com o GMI Luis Manuel Perez Rodriguez (2483) de Cuba e perdi, em uma partida que joguei muito mal e ele acertou bem os lances.

Sobre a 6ª rodada: No dia 19/10/2010 (Ontem) joguei de brancas com o MF Anibal Aparicio (2264) da Argentina e ganhei, onde fico até o momento com 4,5 em 6 em 11º lugar.

Hoje (20810/2010) jogo de negras na mesa 6 com o GMI Sergio Slipak (2446) da Argentina, no horário de 19:00 de Buenos Aires-Argentina (Brasília-Brasil será às 20:00).

Outro detalhe é que este Pro-Am talvez não vá valer rating Fide, por problemas em relação à anuidade de jogadores argentinos, mas os organizadores estão vendo alguma forma de que possa valer!

Sobre os outros brasileiros na competição: O MF Dirceu Viana segue com 4, MF Arthur Gontijo Chiari segue com 3,5, Pedro Camargo Moura segue com 3 e Daniel Landshoff Farah segue com 1.

A liderança do torneio segue com o GMI Diego Flores (2615) da Argentina com 5,5 seguido de um bloco de jogadores com 5.

Informações sobre o 2º Festival: (100 mil Pesos em prêmios) (11 a 22 de Outubro)




Abaixo análise das minhas partidas das quinta e sexta rodadas:

Na 5ª rodada joguei de negras na mesa 5 com o GMI Luis Manuel Perez Rodriguez (2483) de Cuba, onde seguimos em uma posição teórica da Defesa Caro-Kann na variante Clássica, onde seguimos tudo normal até 13.Te1, onde seria melhor para mim seguir jogando com 13...c4 ou 13...b6, mas o que escolhi também é possível, mas depois de 14.Dh4 a melhor alternativa para mim seria o temático 14...c4 seguido de 15...b5 ou 15...b6, com jogo sólido para as negras, mas com o duvidoso 14...b6, com 15.Bg5 as brancas já conseguem uma cômoda iniciativa e para piorar as coisas para o meu lado joguei o passivo 15...Cd5 (Seria talvez melhor o interessante 15...Bb7) onde depois de 16.c4 já me encontro em total apuros com minhas peças totalmente descoordenadas no tabuleiro. E para piorar ainda mais as coisas joguei o duplamente interrogação 24...g5?? (Apesar de que não tem uma boa solução para as negras nesta posição) que leva o tema com 26.b4 e apartir daí já poderia ter abandonado, mas segui só de curiosidade como ele iria arrematar a partida (29.Cf7! e 30.Te6!!) (rs) e desta vez não teve como segurar o GMI cubano (Que não era o Neuris!).

Na 6ª rodada joguei de brancas na mesa 14 com o MF Anibal Aparicio (2264) da Argentina, onde seguimos em uma posição teórica da Defesa Holandesa na variante Muro de Pedra, onde seguimos tudo normal até 7...Bd6 (Apesar de que eu não conhecia o chocante e interessante 6...Ch6) onde acho que inovei com 8.b3 (Porque não encontrei nenhuma partida nesta posição), mas apesar da minha surpresa com esta posição bastante estranha consegui uma cômoda vantagem posicional através de lances simples como 11.Ce5 e 13.a3 (Contra o duvidoso 12...Da5) e minha vantagem foi apenas aumentando depois de 15.f4 e 17.de (Acho que ele não deveria ter tomado em E5, poderia ter tentado qualquer outra coisa no lugar). E depois de 18.Ce2!? que permite ele se livrar do bispo ruim com 18...Be2 onde em troca fico a vantagem do par de bispos e melhor coordenação de peças (Olha o cavalo de H6 dele, acho que ele viu minha partida anterior contra o GMI e se inspirou na minha torre de H8 que não fez nada durante a partida, rs!). Mas enfim, depois seguimos alguns lances de manobras até o 22...b5 dele que tenta fechar a posição, mas com 23.cd e 24.Ta1, mantenho peças e a posição meio aberta e então seguimos mais algumas estranhas manobras (Pelo menos a minha 25.Bd4 e depois volto o bispo pra B2 em 30.Bb2, será que não era melhor deixar o bispo aí já de uma vez?) e então talvez assustado pela minha estranha manobra, meu adversário jogou o perdedor no ato 31...Tf7 que perde com 32.g5 onde ganho o belo cavalo de H6 e com isto me recuperei psicologicamente da partida anterior com este pontinho e sigo na próxima rodada contra mais uma GMI!!!!!


Hoje (Quarta-Feira - 20/10/2010) às 19:00 de Buenos Aires-Argentina (20:00 de Brasília-Brasil) na mesa 6 jogo de negras contra o GMI argentino Sergio Slipak (2446).

Abaixo minhas partidas das quinta e sexta rodadas:

5ª Rodada

Play chess online


6ª Rodada

Nenhum comentário:

Postar um comentário