Clube de Xadrez On-Line - Produtos

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

7ª Rodada de Cusco-Peru - 2010

http://twitter.com/RobertoJBMolina.

Na 7ª rodada, o Crisolon ganhou do peruano Maurício Pérez (sem rating), onde seguiu-se uma boa partida até que o Crisolon (de brancas) preparou uma cilada com o peão de B5 onde o garoto caiu e com isto se jogasse certo perderia a qualidade, mas como jogou errado perdeu uma torre inteira, daí seguiu mais alguns lances até a vitória do Crisolon que terminou novamente a partida com mais de 90 minutos no relógio (este cara é bala!!!!!). Já na minha partida contra o MF peruano Renato Terry Lujan (2409 e campeão panamericano sub-18 atualmente), seguimos uma posição bastante jogada do Gambito da Dama Recusado com 5.Bf4 (eu de negras), onde seguiu a típica manobra das negras na ala da dama com b6 e a5 seguido de Ba6 e as brancas jogando o também típico g3-h4-Rg2 e Th1 para atacar na ala do rei. Depois destes planos bastante comuns nesta variante, trocamos algumas peças e consegui evitar bem o ataque dele na ala do rei principalmente com os lances 16...Rg7!? e 24...Rg8!?, onde apesar desta etranha manobra de rei consegui segurar tudo por ali. E no lance 25 eu teria um interessante sacrifício com 25...e5!, mas devido ao apuro de tempo não pude calcular com segurança e por isto escolhi o também bom e mais seguro 25...Bf8. Até aí estava tudo bem equilibrado, já que a posição dele apenas assustava, mas não tinha nada de concreto, mas depois do meu 26...Da6 comecei a me complicar, pois a minha dama segurava bem a posição e agora sem dama no tabuleiro a torre dele consegue ficar bastante ativa, mas mesmo assim ele teria apenas uma pequena vantagem. No lance 32 das negras teria o interessante Bh6, pois se 33.f4 então segue 33...g5!? 34.f5 ef 35.gf g4!?, mas também devido ao apuro de tempo não pude avaliar corretamente se o peão de G4 iria ou não cair e se caso caísse teria compensação suficiente, por isto novamente escolhi o mais segura e bom 32...Be7, onde depois de 33.f4 eu teria totais chances de empate com o simples 33...Bh4, pois ele não teria como evoluir a posição sem dar contra-jogo. Mas depois do meu lance perdedor 33...Rf8?? a partida já se definiu em favor das brancas, apesar de que ainda criei algumas complicações táticas, mas que com o cálculo correto ele conseguiu garantir o ponto.
Conclusão: Não se apure demais no tempo, pois uma hora ou outra a bobagem acontece!

Links do Torneio:



Abaixo as partidas da 7ª rodada:

7ª Rodada: MI - Roberto J B Molina - MF - Renato Terry Lujan


7ª Rodada: Crisolon Terto Vilas Boas - Maurício Pérez







Nenhum comentário:

Postar um comentário