Clube de Xadrez On-Line - Produtos

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Open Internacional "Pierre et Vacances" – 9ª Rodada

26ème Festival International des Jeux "Open Pierre et Vacances"

Site do Torneio

Lista de Participantes do Torneio

Resultados da 9ª Rodada

Link Ao Vivo da 1ª Mesa

Classificação Final Com Performances

Os brasileiros terminaram da seguinte forma:

Fier com 6,5 (4º Lugar) em 9, Krikor com 5,5 (11º Lugar), eu com 5 (20º Lugar), Evandro com 4,5 (32º Lugar) e Abdalla 4 (46º Lugar).

O russo Romanov (Que também jogou no torneio anterior na Suiça e ficou em 4º Lugar) ganhou isolado com 7 em 9.

Minha partida da 9ª rodada:

 

Nesta 9ª e última rodada, enfrentei uma Defesa Nimzo-Índia, com 4.Dc2 e a3 bem rápido, onde fico com o par de bispos em troca de uma posição bem firme das negras e com suas peças bem coordenadas. Fiz um plano interessante com 11.Db3 que tinha preparado mais ou menos e com esta típica idéia de 13.Ce1-14.f3 para freiar o ataque das negras na ala do rei. Depois fiz um 17.d5!? que fecha o bispo de B7, mas não segui da forma mais precisa, pois não acreditei muito no 18…b5 dele, era melhor talvez 18.a4 para evitar. E mesmo assim depois seguimos equilibrado em uma posição que ele possui uma boa maioria central, mas eu possuo um peão passado em A e portanto acho que deva estar equilibrado, mas com 34.Cd3? minha posição já começa desmoronar e ele seguiu não tão preciso até o lance 47…Te7 onde possui vantagem decisiva mesmo com seus erros, mas ao jogar 48…Tc7? eu teria 49.De1 com ótimo contra-jogo e ainda deixei passar 51.Dc1 que deixa muito confuso a posição, talvez até igual, mas com 51.Ta4?? já não tenho chances nenhuma e daí em diante ele não deu mais chance e 0-1!

Enfim, mais um torneio acabou, infelizmente não fiz a norma de GMI em mais esta oportunidade, mas pelo menos venho aprendendo bastante aqui e vendo que estes fortes jogadores que antes via só pela internet erram também sobre pressão e com isto quem sabe em breve começar a enfrentá-los em condições iguais (Ou próximo disto!).

A viagem segue, em alguns dias começa o torneio de Rochefort-França e depois deste o de Cappelle La Grande-França, sendo mais duas chances de fazer norma de GMI e ganhar rating.

Daqui a pouco deve sair no liveratings do Krikor a variação de rating nossa, mas sei que até o momento estou no lucro de rating com os torneios daqui da Europa, pra compensar os –11 que tenho na Fide até agora.

Então, é isto, no próximo post coloco informações sobre Rochefort!

Até mais!

5 comentários:

  1. Molina, passando para te dar os parabéns pela grande disposição em criar os posts a respeito do torneio jogado e por comentar suas partidas e falar detalhes possíveis de saber somente quem está no evento, isso é certamente muito engrandecedor para o xadrez brasileiro e para os amigos que torcem pelo seu sucesso. Continue assim, com essa humildade e sendo tão querido! Será sempre um prazer podermos indicá-lo como um mestre a ser seguido e também a suas criações enxadristicas, grande abraço! www.xadrezbatatais.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Humildade e deixar de ser capivara! Bola pra frente sô!

    ResponderExcluir
  3. Valeu aí pessoal!
    Pois é deixar de capivarar que é díficil, mas aos pouquinho vamos! Hehe!
    E os caras aqui também erram, estes de 2600 alto, na pressão dão cada mancada também, claro que em um número menor de vezes, mas é interessante ver eles dando algumas capivaradas também! Rs!
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Força aí na Europa, Molina! Pra cima deles!
    Onde é que eu posso baixar o PGN das partidas desse torneio. Futriquei no site oficial mas não consegui achar, meu francês não é o melhor. hehehe

    Abraço!

    Eider Cruz
    cruzeider.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O site deste torneio de Cannes, eu também não achei pgn do torneio, acho que não saiu, se alguém souber avise.

    ResponderExcluir