Clube de Xadrez On-Line - Produtos

segunda-feira, 5 de março de 2012

28th Cappelle La Grande - International Open - Cappelle La Grande-França–2012 – 3ª e 4ª Rodadas

28th Cappelle La Grande - International Open - Cappelle La Grande-França – 2012:

(De 03/03/2012 até 10/03/2012)

Site Oficial do Torneio

Emparceiramento da 5ª Rodada

Partidas Ao Vivo - 5ª Rodada

Resultados da 3ª Rodada

Resultados da 4ª Rodada

Estatísticas do Torneio (Aqui dá pra ver as performances até o momento)

Lista de Jogadores

Os brasileiros seguem da seguinte forma:

Com 3 em 4 segue Krikor e 2,5 seguem Fier, Molina e Abdalla e com 1,5 Evandro que está menos doente agora, mas ainda não está 100%.

Abaixo minha partida da 3ª rodada:

Nesta 3ª rodada joguei uma Defesa Caro-Kann Variante Panov com o mais agudo 5…Cc6 e seguimos com 6.Bg5 dxc4 e 7.Bxc4 que era uma análise que havia feito baseado em uma partida do Aronian contra Wang Yue, mas ele seguiu de uma forma diferente com 10.Ce5 (Na partida do Aronian seguiu com 10.Be5) que consigo equilibrar tranquilo com as trocas que realizei. A minha estrutura defeituoso é compensada pelos peões que consigo atacar depois 17…Da5, onde já equilibrei total a posição e estou lutando até por algo mais. Depois de 22.f4 dele um pouco otimista, acho que até chego a ficar melhor, pois minhas peças estão muito melhor coordenadas e segui fino a manobra 23…Dc5 e 24…Db5 para depois seguir com certa iniciativa com 26…Td3, mas deixei escapar o fino 27…a5 que estou bem melhor, pois do jeito que segui acho que fica empatado o final.

Abaixo minha partida da 4ª rodada:

Nesta 4ª rodada contra mais um GMI e também mais um russo, dobrei negras pra compensar a minha dobrada de brancas nas duas primeiras rodadas. E seguimos um Gambito da Dama Recusado, onde ele seguiu bem parecido com minha partida contra Akobian em Gibraltar, só que mudou no lance 9.exd4 (Na outra foi com 9.Txd4) e surgiu uma posição de peão isolado que poderia ter igualado bem fácil com a simples manobra temática desta posição 11…Cbd5 – 12…b6 e 13…Bb7, mas escolhi um plano que fico mais apertado na posição e segui um plano bem duvidoso de trocar na força os bispos de casas brancas, mas concerto a estrutura de peões dele e ele segue mais ativo, mas para minha surpresa no lance 24.Tfe1, onde eu me sentia bem pressionado ele me ofereceu empate e logicamente agarrei a mão aceitando (Rs!). Enfim meio que escapei desta posição, mas faz parte né!

Na 3ª rodada aconteceu algumas coisas curiosas que ainda não tinha visto.

A primeira foi que haviam 3 mesas no final da 3ª rodada e em duas delas tinha o mesmo final com: Brancas: h3 + R e T contra h4 + Bg3 e Rei, e em ambos empataram a mesma posição no final que foi jogado em 2009 na partida Kramnik-Ponomariov (Vejam!). O segundo fato curioso que nesta mesma rodada na outra mesa que faltava, estava um final de damas que provavelmente seja empate (Negras g7 + R e Dama contra Brancas Rh5 e Dama, não lembro exatamente a posição, mas pra mim tinha um perpétuo) e por demorar muito a partida o arbitro ao ver que poderia se estender até o horário da próxima, parou o relógio e adiou a partida fazendo um dos lados ter que fazer o lance secreto e colocou o empate como resultado provisório. (Esta última não sabia que poderia ser feito!)

Amanhã jogo na mesa 31 de brancas contra Fier às 14:00 daqui. (Às 10:00 de Quilombo Catorze do Mutum-ES)

Até mais!

3 comentários:

  1. Caro Molina,apesar de ser Atleticano fanatico,tenho o xadrez nas veias e torço pelo sucesso dos brazucas nos torneios,acho que voce esta com um jogo bem solido,se manter a pegada,a norma de GM logo vira.Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Molina,

    não postei ainda aqui, mas saiba que acompanho todas as partidas de vocês nesse tour europeu, sempre torcendo bastante por vocês!

    Devo dizer que vibrei muito com aquele seu Tf7 na vitória com o GM russo!! Matador!

    parabéns a você a aos demais brasileiros por mais essa epopeía de sonhos!

    Só seria melhor (para mim...) se ee estivesse aí empurrando minha madeirinha (ou plástico..) também!!

    Siga na luta pela norma de GM! Elá virá com certeza!!

    e muito obrigado pelo seu tempo dedicado em mandar notícias!!! Não deve ser facil conseguir fazer isso. Nessa pressão toda de rodada todo dia e algumas duplas.

    E melhoras para o Evandro. Que ele use cachecol...o pescoço sofre muito nesse frio danado daí.

    Um abraço a todos,
    Mascarenhas

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal! Vamos seguindo firme, fazendo um ponto de cada vez pra ver se dá um bom resultado!

    ResponderExcluir