Clube de Xadrez On-Line - Produtos

quarta-feira, 23 de março de 2011

I Aberto de Nova Petropólis-RS - 2011

Segue abaixo as informações do torneio que joguei recentemente no Rio Grande do Sul neste último fim de semana, onde fiquei em 2º Lugar com 6 em 7 (5 Vitórias e 2 Empates) com 0,5 ponto atrás do campeão GMI uruguaio Andrés Rodriguez.


I Aberto de Nova Petrópolis de 2011

Nova Petrópolis/RS - 18 a 20 de março


Data: 18, 19 e 20 de Março de 2011 (6a. feira a Domingo)

Local: Centro de Eventos de Nova Petrópolis - RS

R$ 5,1 mil em prêmios





I Aberto de Nova Petropólis-RS - 2011 - Segue as partidas abaixo:

Nesta primeira partida cheguei em cima da hora quase perdendo por W-O em função do atraso com a viagem, mas felizmente consegui jogar e pontuar, já que meu adversário cometeu erros posicionais/táticos graves já no início e pude conseguir vantagem rapidamente.



Nesta segunda partida joguei de negras uma Defesa Siciliana - Variante Taimanov pela primeira vez em torneios, aproveitando a onda de Taimanov que foi jogada pelos brasileiros nos torneios na Europa, mas por não estar devidamente acostumado, cometi algumas imprecisões, principalmente com 13...Tfd8 e depois o ganancioso 16...Bxb2, sendo assim passei por maus bocados em função da forte pressão na ala do rei que meu oponente adquiriu, mas depois de 22.Cxc6 (Melhor seria 22.Txf8 seguido de Cxe6 com vantagem para as brancas) consigo dar uma escapada e aliviar a pressão sobrando o peão a mais (Que capturei em B2) e decidindo a partida no Blitz (Já que o torneio era K-O) em meu favor.



Nesta terceira partida seguimos em uma Defesa Eslava (Eu de brancas) em que consegui certa vantagem posicional na abertura, mas joguei de forma segura em excesso e não consegui converter exatamente em algo concreto, sendo assim apenas em função do apuro de meu oponente é que consegui realmente desbalancear a posição no lance 33.Bxa6 e posteriormente veio o ponto.



Nesta quarta partida joguei contra o perigoso Umetsubo e escolhi jogar uma Defesa Francesa, pois pensei que ele pudesse ter preparado para minha típica Caro-Kann ou pra minha estranha Taimanov (Da segunda rodada). E ele optou por entrar na Variante Tarrasch (3.Cd2) e segui com o flexível 3...Be7 e depois seguimos com alguns lances estranhos de ambos os lados tais como meus 11...b6 e 14...g6, mas novamente em função do apuro de tempo de meu oponente consegui vantagem material no lance 21...Ccxe5 onde ganho um peão e posteriormente a partida, mas é importante citar que talvez com 14.c4 (Ao invés de 14.Bb1) ele pudesse obtêr uma sólida vantagem dinâmica/posicional.



Nesta quinta partida contra o atual campeão argentino (GMI Sandro Mareco - 2600) fui surpreendido já no lance 2 das negras que começou a caracterizar a Defesa Tango ou Defesa Kevitz-Trajkovich e depois de alguns lances rápidos e meio lógicos até o lance 15.Te1 Db6 tive que pensar realmente como seguir enquanto meu oponente havia gasto apenas cerca de 5 minutos e eu já uns 15 minutos, mas então travei e comecei a pensar (cerca de outros 15 minutos) e joguei o interessante 16.Db3!? e então seguimos alguns lances até cair em uma posição que tenho material a menos, porém bastante energia com minhas peças e em função disto acabo recuperando material e posteriormente vem o empate.



Nesta sexta partida entramos em um Gambito Da Dama Recusado - Variante Ortodoxa e até 8...exd5 estava tudo em casa, mas com o estranho e interessante 9.Db3 já tive que improvisar.
E no lance 13...c4 já consigo certa iniciativa onde conservei até o punjante 23...Cc5! que aumenta ainda mais a minha pressão e alguns lances depois por estar muito pressionado tanto no tempo quanto na posição meu oponente decide sacrificar uma qualidade para ter certo contra-jogo e acabamos decidindo o final vantajoso para mim no Blitz com vitória para mim.



Nesta sétima e última partida não tem muito que comentar, já que o empate estava de bom tamanho para os dois ainda mais depois da linha escolhida por ambos, talvez eu pudesse ter sido um pouco mais ambicioso e ter jogado a Taimanov de novo, mas em função do aperto que passei na segunda rodada (Tendo que jogar lances como 18...Rh8 para me defender) optei por algo mais seguro como minha típica Defesa Caro-Kann.



E assim terminou mais um torneio, onde tive uma boa participação ao conseguir a 2ª colocação com 6 em 7 (Dois empates com GM's).
Agradeço a Deus por tudo e parabenizo a excelente organização, principalmente ao Fernando Barros e que venha outros eventos como este ou melhor aí no RS!
Quanto ao pessoal do sul, muito hospitaleiro e agradável assim como a região muito bonita e com clima bastante agradável e claro sem esquecer as gaúchas que são lindas!
E assim rumo aos próximos torneios!


Cruzeiro continua fantástico em todas suas partidas com goleadas impressionantes!
Rumo aos tris do Brasileiro e da Libertadores!
Próximo compromisso cruzeirense é no clássico mineiro frente ao América-MG.


No mais é isto!
Até mais!

5 comentários:

  1. Raposinha, parabéns, mandou bem lá no Sul!
    Bom os comentários das partidas e sugiro falar um pouco mais dos bastidores, organização...(não lembrou nem de citar as loiras Gaúchas...imperdoável!).

    Sucesso rapaz, mas tira o cavalo da chuva...no Brasileirão, o hepta será do Tricolor do Morumbi!

    Joca
    www.xadreztorneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ei Roberto, parabéns pelo resultado expressivo no Sul num torneio fortíssimo. Seu jogo consistente e regular te levará certamente a lugares ainda mais altos. Um abraço,

    Osmar Miranda
    Professor e Treinador de Xadrez

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal aí pelos comentários e pela força!
    Rumo a GMI!

    ResponderExcluir
  4. Molina meu amigo, tu tá jogando um xadrez fino, batendo de frente com os tubarões do xadrez, parabéns pelo desempenho. quando será que o cruzeiro vai decolar.
    Arlindo F.C - ES

    ResponderExcluir
  5. E aí Arlindo, blz!
    Valeu pelos elogios e espero poder fazer muito mais, afinal estou treinando firme pra isto.
    Rumo a GMI!
    Quanto ao Cruzeiro, já está decolando, é só ver o desempenho na Libertadores! Hehe!
    Valeu pela torcida do pessoal que acompanha o Blog, em breve mais postagens.

    ResponderExcluir