Clube de Xadrez On-Line - Produtos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

JAHV Mc Gregor de Ajedrez ITT - 5ª e 6ª rodadas!

Ontem (05/12/2010) empatei as duas rodadas e hoje (06/12/2010) jogo de brancas contra o colombiano Cesar Camilo Perez Olarte (2164) na mesa 11.
O outro brasileiro é o Andrey Neves que segue com 4,5 em 6 e vai na mesa 27 de brancas contra o venezuelano Remo Bassan (2286).
Sobre as minhas partidas da quinta e sexta rodadas foi da seguinte forma:
Na quinta enfrentei de brancas o GMI uruguaio Andrés Rodriguez Vila (2556) onde seguimos em um Defesa Pirc com 3...c6 e 4.Be3, seguindo com 4...Cg4 daí fomos seguindo a teoria normalmente (Apesar de que fui descobrindo os lances na hora, pois eram simples de achar) até 12.Te1 que é novo (Pelo menos no meu book aqui), mas é bom também. Então segui com um plano no mínimo suspeito baseado em 16.Ca2 seguido de 17.c4, daí o jogo se abriu um pouco na ala da dama e depois de 20.Tc1, já consigo uma sólida vantagem posicional. Seguindo mais um pouco, ele me deixou dobrar os peões em F6 em troca da cravada em G4, mas com algumas simples jogadas como o 26.h3 e depois o 28.d5, fico com uma boa posição. E depois de algumas manobras e o ataque dele na ala do rei, com meu eficaz 36.Dd3, consigo um certo contra-jogo, daí ele teria que seguir forçado com 36...Bg6 e lutar pela igualdade, mas com 36...Rh8 ele está perdido, então continuei certo com até 39.Dg5 seguindo com 39...Tg5 forçado, e eu ganharia tranquilamente com o fino 40.Tf1 com a simples ameça de Tf6 seguido de Th6, mas como segui com o interroga duas 40.g4 daí em diante a partida é tablas, só continei para ver se conseguiria alguma coisa, então foi isto.

Na sexta rodada enfrentei de negras o GMI peruano Emilio Cordova (2530) onde começou com 1.c4 e6 e mais tarde acabou invertendo para um ataque Pannov-Botvinnik, onde seguimos tudo teórico até 17.Bc1 dele que é uma novidade ruim, mas nesta posição mesmo com o talvez melhor 17.Ce5, eu prefiro muito mais as negras. Então seguimos até 20.bc onde pensei muito em tomar em C3, mas achei um pouco arriscado deixar a ala do rei toda desprotegida, daí escolhi o interessante 20...f5 e mais para frente no lance 24...Ba3 já comecei a colocar os peões no bolso. Daí Cordova seguiu especulando na ala do rei com um ataque que se defende fácil e com 29.Te3 ele decidi sacrificar uma qualidade, só que mal sabia ele que algo pior o esperava (rs), onde depois de 31.Bf6 sigo com o interessante 31...gh onde cria-se um forte ataque na ala do rei que ao se seguir tudo forçado até o lance 38.Tg1 eu tinha várias opções e me fez gastar muito tempo e portanto acabei me apurando desnecessariamente onde seria melhor ter seguido com 38...Tg4 que ganha simples, pois depois continuo com 39...Tc8 e ele não tem perpétuo ne nada e eu poderia levar meu rei para a ala da dama e disparar a peãozada, mas com o meu 38...Rh8 que também ganha, pois ele nunca tem perpétuo eu acabei continuando ganho, mas na minha cabeça sempre via algum perpétuo que logicamente não existia, pois meu rei sempre escapa para algum canto e com isto eu acabo ganhando o final, mas como na minha cabeça era tablas acabei aceitando o perpétuo e para minha surpresa ele recusou dar segunido com o estranho 47.Rh2. E como na minha cabeça eu estava levando perétuo forçado, acabei preparando uma cilada para empatar forçado prendendo a dama dele em H5 e ele acabou entrando, mas para minha sorte ou azar a cilada na verdade não empata e sim ganha para mim depois de 49...b4!! 50.cb Bb5 onde prendo a dama dele em H5, mas como no meu estúpido pensamento a posição era tablas, acabei em uma posição completamente ganhadora e apuradíssimo de tempo aceitando empate, pois realmente durante a partida nós dois achavámos que a posição final era tablas, mas eu tinha um simples ganho baseado em 52...Tg2 seguido de 53...Tg1 onde ou dou mate ou ganho a dama! Então um segundo depois que acabou a partida, Kovaliov nos veio mostrar este simples ganho citado acima, daí minha cara de satisfação com empate logo se desmanchou, mas enfim, agora é bola pra frente, afinal esta não foi a primeira e também não será a última vez que deixo alguém escapar e somando com a da rodada anterior, já são dois que escapam comigo e por coincidência dois GM's. Agora é acertar a próxima e não deixar mais ninguém escapar de balão! 

Abaixo os links do torneio:

Torneos Ajedrez



Classificação Parcial - JAHV Mc Gregor de Ajedrez ITT - 2010



Resultados - 5ª Rodada - JAHV Mc Gregor de Ajedrez ITT - 2010



Resultados - 6ª Rodada - JAHV Mc Gregor de Ajedrez ITT - 2010



Emparceiramento - 6ª Rodada - JAHV Mc Gregor de Ajedrez ITT - 2010



Informações Minhas no Torneio



Abaixo as partidas das duas rodadas do dia 5:

5ª Rodada


5ª Rodada
6ª Rodada


6ª Rodada
Sobre o Cruzeirão, pelo menos fechou em segundo no Brasileirão que apesar de toda maracutaia para o Corinthians ganhar, quem acabou levando foi o Fluminense. Mas enfim, agora é esperar o ano que vem, rumo ao tri da Libertadores com Montillo e companhia!

E aqui em bogotá, terá um futebolzinho com alguns do torneio, onde espero representar bem o futebol brasileiro mesmo no meio dos mestres, já que por ser brasileiro eles acham que sou bom de bola (quem dera!), mas o feijão com arroz dá pra fazer e acho que dá pra salvar o nome brazuca!

6 comentários:

  1. Parabéns !!! otimas partidas contra o André e o Cordoba, só não deixa enterrogar no futebol ai kkkkkkkkkkkkk ............ Nery

    ResponderExcluir
  2. Quantas normas você já tem Molina?
    Draggom

    ResponderExcluir
  3. Grandes partidas e grande atuação, parabéns!

    Tá perto de conseguir norma?

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nenhuma norma de GMI, tenho chances, mas vou ter que começar a ganhar as partidas ganhas né (rs). E tenho que pegar 5 titulados, sendo 3 destes GMI, portanto este é o último sem título que posso jogar, daqui em diante, caso eu ganhe esta, tem que vir só titulado sendo um deles GMI!
    O cansaço dos 3 dias de rodadas duplas afetou meu xadrez nestas duas últimas, pois não podia ter deixado escapar nem o Andrés e nem o Cordova, ao menos podia ter ganho uma delas!
    Mas bola pra frente, tenho o futebolzinho daqui à pouco, espero não fazer feio (rs)! Até mais e valeu pela torcida!
    Parabéns Nery!

    ResponderExcluir
  5. Fica tranquilo camarada é só jogar xadrez com alegria, não fique com paranoia de conseguir norma na marra, ela virá quando você menos esperar, você já esta ganhando muita bagagem e depois é só partir para cima dos Gmis do Brasil, feliz natal e prospero ano novo para todos deste blogue, que neste natal Jesus Cristo seja realmente o senhor de nossas vidas. Graça e paz para todos.
    Draggom

    ResponderExcluir
  6. Mestre,

    Você é muito forte! Tem um jogo super talentoso! Só falta uma abertura um pouco mais estruturada! Vejo que ou você sai ganho e confirma... ou sofre até o final com suas "maluquices" na abertura!

    Tenta variar o repertório! Torço por Ti.

    Abraços

    ResponderExcluir