Clube de Xadrez On-Line - Produtos

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aberto do Brasil de Goiânia - Partidas nos visores

Uma breve análise das partidas:
Na primeira rodada joguei de brancas com Otávio Moraes Campos (Sem Rating Fide) e consegui uma sólida vantagem posicional na abertura em função da estrutura de peões dele e do certo atraso no desenvolvimento e depois de 17.Bh3 e 19.Tc6 minha vantagem só aumentou, pena que deixei passar o forte e lógico lance 21.Tc7 que aumentaria mais ainda minha vantagem posicional-dinâmica, mas ao invés disto joguei o duvidoso 21.Tfc1, onde apartir daí o peão dele de D ficou bastante perigoso, mas eu acho que seguiu igual (já que minha vantagem foi para o espaço) até que ele cometeu o erro de jogar 28...Td2, onde o peão certamente vai cair depois de alguns lances, seria melhor 28...Te1 com certo equilíbrio. Então apartir daí fiz uma manobra estranha de Torre e Rei onde com o simples 34...Tb5 ele poderia novamente equilibrar as coisas, mas ao seguir com 34...f6 e 35...Te5 as coisas voltaram de novo para o meu lado e daí em diante não deixei mais escapar onde tive o bonitinho arremate 57.Be7 que finaliza a partida de vez.
Na segunda rodada joguei de negras com João Carlos Lino Chaveiro (1915) e consegui sai tranquilo da abertura em uma Defesa Holandesa e segui jogando lances simples e lógicos até o erro do meu oponente 16.Dd2? (16.De2 seria melhor) onde a situação das brancas só vai piorando apartir daí principalmente depois de 18.Ch4 e 19.Cf5 onde o ataque das negras já é decisivo.
Na terceira rodada joguei de brancas contra Tiago Batista Oliveira (2084) e seguimos em uma variante da Defesa Grunfeld com um interessante 7...c5 que durante a partida e o post-mortem achei que interrogasse total, mas vi que não é bem assim, pois se seguisse com 8...Ca6 as negras conseguem certo contra-jogo, mas depois de 8...Cc6 não vejo muita compensação pelo peão e pelas debilidades criadas nas casas negras na ala da dama e no centro, daí segui aumentando minha vantagem cada vez mais e deixei passar o lance 20...Cc5 que para minha sorte ainda fico bem melhor na posição e no final com dois peões á mais que caiu acho que não tem muita coisa para as negras.
Na quarta rodada joguei de negras contra Tiago Cunha Navarro (2213) e depois de entrarmos em um Gambito da Dama Recusado as peças começaram a sumir e a posição foi ficando igual até que ele cometeu um pequeno erro ao jogar 18.e4?! que me cede o controle total da coluna D, mas devido à algumas imprecisões minhas a posição voltou a igualar no lance 25.Tad1, onde depois se seguisse com 27.Tc1 a igualdade é evidente, mas ao seguir 27.De2 consigo ganhar um peão através de 27...Ba3 e depois de 33...a5 minha vantagem já é decisiva, pois tem temas táticos encima do bispo e da torre branca, mas como sempre dei certo contra-jogo ao jogar o precipitado 35...f5, talvez centralizar o rei primeiro seria melhor. E depois de 39.Tg4 volto a ficar ganho (39.Tf4 seria melhor, dando trabalho ao meu rei), então depois que troca os bispos o final de torre é indefensável para as brancas.
Então na quinta rodada enfrentei de brancas o MF Evandro Amorim Barbosa (2393) onde seguiu-se uma Defesa Grunfeld onde depois de seguir uma abertura com certo equilíbrio as negras jogam 16...c6 e posteriormente fazem um interessante sacrifício de qualidade por dois peões onde 18...Cd5 seria mais recomendável, mas depois de algumas imprecisões minhas acho que as negras conseguem equilibrar as coisas (apesar de que eu pensava que estava ganho, mas a medida que foi passando os lances vi que não era bem assim). E então de algumas manobras, caímos em um interessante e equilibrado final de T+T+3P contra T+B+5P, onde o equilíbrio se mantinha, até que chegou no momento crítico para as negras no lance 55, que através de 55...Tg2 talvez poderiam mantêr o equilíbrio, mas depois de 55...Tg6?? a posição cai totalmente e entramos em um final de T+P contra B+3P que está ganho para as brancas, onde depois de algumas manobras pude criar uma interessante posição de afogamento do rei negro em H8, onde as negras acabam entrando em zug forçado.
Já na sexta e última rodada depois da cansativa partida contra o Evandro eu e Matsuura empatamos rápido e fomos decidir o torneio junto com Luismar Brito no critério de desempate e acabei ficando em segundo.
Abaixo colocarei as partidas nos visores.

1ª Rodada:
2ª Rodada:
3ª Rodada:
4ª Rodada:
5ª Rodada:
6ª Rodada:


No mais é isto aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário