Clube de Xadrez On-Line - Produtos

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nordestão - Aberto do Brasil - Recife-PE-2011 - Final

Nordestão - Aberto do Brasil - Recife-PE-2011 - Final




                                                               7ª Rodada - Resultados


6ª Rodada:


Nesta partida seguimos em Defesa Holandesa que mais parecia uma Índia da Dama e que apesar de alguns lances estranhos (Passivos talvez!) da minha parte eu consegui uma interessante posição após o lance 11.f4 (Que prepara 12.e4 sem permitir o avanço f4 das negras, então ele também busca evitar meu avanço e4 ao jogar 11...d5.
E após algumas trocas no centro e do bispo de B7 pelo meu cavalo em F3 pude jogar 20.Bc3 onde já tenho uma cômoda vantagem posicional/dinâmica, já que o par de bispos e o peão passado são mais que suficientes para isto, mas se ele seguisse com 20...Ce4 ao invés de 20...Tc8, com certeza colocaria mais perigo à minha posição, mas seguindo do jeito que foi consigo vantagem tranquilamente com os ganhos de tempo e o aumento do meu dinamismo.
E então ele sacrifica uma qualidade e alguns lances depois eu devolvo para seguir com o ataque e após mais alguns lances chegamos na posição do lance 41...Bf4 em que com o simples 42.h4 seguido do avanço do rei ao centro e eu ganharia muito mais tranquilo, já que ele não pode capturar a torre em G5 pois meus peões dominariam tudo!
Mas!!!!! Como costumo complicar as vezes entrei em um final de bispos de cores opostas com dois peões a mais e muitas chances de empate e certamente é um final que merece uma análise mais criteriosa (Quem sabe em um post futuro?). E corrigindo uma análise errada que eu havia feito do lance 59 das negras (Bouwman me alertou nos comentários para este detalhe) *(mas fato é que no lance 59.h4 ele empataria tranquilo com 59...Be7!! e não o jogado 59...Bf8?? que pra minha sorte fico novamente ganho!)*, 59...Be7 também não salva, portanto tem que ver antes se daria pra salvar ou não, quem sabe no momento que ele joga 54...a4 talvez continuar de outra forma, com isto em função de uma certa complexidade deste final, precisa-se de uma análise mais profunda.
Incríveis são estes finais de bispos de cores opostas! 


7ª Rodada - Luismar Brito X Roberto J B Molina
7ª Rodada:

Nesta segui em mais uma Defesa Siciliana - Variante Taimanov onde depois de alguns lances alcançamos uma posição que me lembrava um pouco a minha recente partida com o GMI Darcy Lima no Aberto do Brasil de Maceió-AL finalizado dias atrás!
Mas como com o empate Luismar era campeão ele buscou linhas sólidas e eu também deixei passar algumas opções mais precisas, mas pelo menos pude equilibrar sem problemas e depois de 33 lances enfim empatamos e fiquei em 2º lugar (De novo vice aqui no Nordeste, rs!)!


Enfim!
Ainda fico aqui em Recife até dia 08/06/2011, pra curtir um pouco mais a região e espero voltar em breve ao Nordeste que possui um povo extremamente hospitaleiro (Lembra muito os mineiros!) e claro uma riqueza natural inestimável!
Espero receber convites para próximos eventos por aqui no Nordeste!

Abaixo algumas fotos de Recife e Maceió: (Algumas saíram com a data 2005, por piração da máquina, rs!) 

AABB - Maceió-AL
Estádio Rei Pelé - Maceió-AL
Rio De Ipioca - Maceió-AL
Praia Do Francês - Maceió-AL - 1
Praia Do Francês - Maceió-AL - 2

Praia Do Francês - Maceió-AL - Lagostas


Praia Da Boa Viagem - Recife-PE - 1

Praia Da Boa Viagem - Recife-PE - 2

Praia Da Boa Viagem - Recife-PE - Pôr do Sol

Aberto Do Brasil - Nordestão - Recife-PE - Premiação - Roberto J B Molina


Agora o próximo embate para mim, acredito que será só em Araruama-RJ.
Segue abaixo os links:



Até a próxima então!
Cruzeiro, já está na hora de dar a volta por cima e no mínimo passar o galinho e o coelho!

3 comentários:

  1. Caro Molina,
    Concordo com quase todas análises feitas sobre nossa partida, jogada recentemente no Recife. De fato, o final de bispos de cores opostas merece um aprofundamento. No entanto, se o lance 59 das negras fossem Be7 não parece que salvariam a sua posição. Seguiria 60.h5 Bf8 61.Rd7! Rxd5 62.Re8, ganhando.

    Parabéns pelos resultados no nordeste e desejamos um bom zonal para você!

    Cordialmente,
    Marcelo Bouwman

    ResponderExcluir
  2. Ok! Bouwman, vou checar de novo, é parece que ganha mesmo com o Be7, acho que analisei rápido e realmente eu estava conferindo o final, aquela hora que você ataca a torre era muito mais simples pra mim h4 ao invés do complicador Txh5 né, h4 seria bem mais eficiente, mas o final é bem provável que ganhe mesmo né!
    Valeu! Vou dar uma checada melhor e mudo a postagem!
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Já re-analisei o final e vi realmente que 59...Be7 não funciona e também perde, acho que se existe alguma defesa neste final tem que ser antes, ok!
    Valeu Bouwman pelo aviso!
    Até mais!
    Espero realmente fazer um ótimo ou pelo menos bom Zonal, vamos ver!
    E espero poder jogar outras competições no Nordeste em breve! Adorei toda a situação, desde a hospitalidade de todos até as belezas naturais incríveis!

    ResponderExcluir