Clube de Xadrez On-Line - Produtos

sábado, 4 de junho de 2011

Nordestão - Aberto do Brasil - Recife-PE-2011 - 4ª e 5ª rodadas!


Nordestão - Aberto do Brasil - Recife-PE-2011 - 4ª e 5ª rodadas!



Depois de perder a 4ª rodada, acabei de ganhar na 5ª rodada do MF Paulo Jatobá.

4ª Rodada - Roberto J B Molina X Paulo Barbosa
4ª Rodada:

Nesta partida seguimos em uma Defesa Índia do Rei com minha primeira partida nesta linha com 9.b4 e seguimos tudo normal até o lance 17...Cd7 onde seria melhor para mim seguir com 18.c5 com leve iniciativa no flanco dama, mas optei pelo menos preciso 18.Bxf5 que dá um jogo interessante às negras. E seguindo algumas estranhas manobras minhas de cavalo ele consegue ganhar um peão, onde eu achava que teria certa compensação posicional, mas na hora vi que não havia tanta compensação, mas seguindo mais alguns lances até 37.Ted2 já consigo uma interessante compensação, apesar de que com o simples e lógico 37...Df5 entrando em um final de torres ele poderia me pressionar bem, mas com 37...e4? ele já me permite um golpe tático que igualaria a posição no ato, com o simples 38.fxe4 Txe4 e 39.Txg5+! seguindo com 39...Dxg5 40.Te6+ T4e6 41.Txe6+ Txe6 42.Dxe6+ com igualdade neste final de damas, mas em função do apuro de tempo não joguei esta combinação e segui pior e cada vez mais pior no final que cominou na vitória de meu oponente.


5ª Rodada - Paulo Jatobá X Roberto J B Molina


5ª Rodada:

Nesta partida seguimos na Inglesa Simétrica e jogamos tudo normal até o lance 16...Ce7 e Jatobá inova com o interessante 17.Cc3 e depois de alguns lances ele conseguiu uma posição com certa vantagem posicional, mas que dá certas chances para as negras em função de alguns temas táticos da posição. E então fiz um plano com 23...h6 que interessante, mas no post-mortem ele me disse (E eu cheguei a pensar na partida) que normal seria 23...h5 seguido de Bh6-Rh7-fxg3. Mas do jeito que seguimos até o lance 27...a5 a posição é bem interessante para os dois lados, pois tenho a ideia de seguir com Bb4 e ativar o meu bispo e criando alguns temas de ataque duplo em E3. E ao seguir com 28.Tb5?! que prende a própria torre com o consecutivo 28...Bb4 e no lance 29...Cc7 já ganho forçado a qualidade e ele viu uma combinação fantasma (Que calculei evidentemente!) que perde material forçado, pois ele pensava que seguiria com 31.Cxf6+ Txf6 (Ele abandonou aqui) 32.Txc7 onde eu teria agora 32...Txe2+ intermediário que fico com torre a mais forçado! E com isto sigo com 4 em 5! 


Amanhã será a 6ª rodada às 09:00:


E a 7ª às 14:30:

Nenhum comentário:

Postar um comentário